O curso
A Medicina Legal, ao contrário do que muitos acham, não está restrita ao atendimento em institutos de Medicina Legal, podendo ser aplicada à pesquisa, ao trabalho acadêmico, bem como o especialista pode atuar como perito judicial e como perito particular e consultor. É comum que profissionais de diferentes áreas e especializações, tenham contato com a medicina legal, através da aprovação em concurso público para atuarem nos institutos de medicina legal, ingressando também na polícia civil, e em alguns casos. estes profissionais adquirem grande experiência prática, mas não é requerido a eles que possuam treinamento específico em medicina legal para que possam assumir suas funções, o que ocorre após treinamento na academia de polícia, na maior parte das vezes, tendo como única exigência acadêmica, a graduação em medicina.
A Pós-graduação Lato Sensu em Medicina Legal não tem o intuito de substituir programas de residência médica, mas em oferecer ensino de qualidade para profissionais que tenham interesse na área e não possuem acesso ou que não pretendam realizar um programa de residência.
A Medicina Legal permite aos profissionais que pretendam atuar na área, grande espectro de atuação, podendo atuar como já visto nos institutos de medicina legal, após aprovação em concurso específico, como também em universidades, junto aos tribunais de justiça como peritos, bem como em assessorias e consultorias particulares, atuando como assistentes técnicos das partes em processos judiciais.O trabalho dos médicos legistas é fundamental na elucidação da causa de mortes violentas, ou suspeitas, na identificação humana, como também na avaliação pericial de vítimas de diferentes tipos de crimes, dentre tantas outras atribuições, contribuindo de maneira imprescindível na investigação criminal.
Durante o curso, o aluno estudará as diferentes áreas da Medicina Legal, como Antropologia Forense, Sexologia Forense, Traumatologia Forense, Tanatologia Forense, Genética Forense, dentre outras, que apresentam visão prática do tema, como na disciplina de Perícias e Documentos em Medicina Legal. O curso tem como diferencial, além de conteúdo de videoaula com profissionais da área, disciplinas de Criminalística que discutem práticas, temas e questões relacionadas ao trabalho pericial de análise e investigação de morte na cena do crime, bem como da atuação da Polícia Científica e as interações com a Medicina Legal.
O trabalho dos médicos legistas é fundamental na elucidação da causa de mortes violentas, ou suspeitas, na identificação humana, como, também, na avaliação pericial de vítimas de diferentes tipos de crimes, dentre tantas outras atribuições, contribuindo de maneira imprescindível na investigação criminal.
Público de interesse
O curso é restrito a médicos, com diploma reconhecido pelo MEC, que queiram aprofundar o conhecimento em Medicina Legal. A Pós-graduação em Perícia Médica oferecida por esta Instituição não visa substituir programas de Residência Médica, nem confere Título de Especialista do Conselho Federal de Medicina. No entanto, a prática profissional da medicina em qualquer de seus ramos e atividades está garantida a todo médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina nos termos da Lei Federal n. 3.268/1957 e de acordo com a legislação em vigor. Médicos que já atuam na área de Medicina Legal, bem como aqueles que pretendem atuar de forma direta ou interdisciplinar, encontrarão, nesse programa, conhecimentos avançados no tema, que certamente serão de grande valia na prática médica. Os certificados são reconhecidos pelo MEC e podem ser usados a critério de cada instituição para adicional de especialização, assim como em alguns concursos públicos, se assim previsto em edital. Podem também exercer a docência e praticar de projetos científicos e de pesquisa na área.
Certificação
O UnyleyaMED é certificado pela Unyleya que é a instituição credenciada como
Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação – MEC, por meio da Portaria
nº 1663/2006 e recredenciada pela Portaria nº 721, de 20 de julho de 2016. A denominação
Unyleya foi autorizada pelo MEC por meio da Portaria nº 423, de 02 de setembro
de 2016. As autorizações, assim como os indicadores da Instituição, podem ser consultadas
na página específica do MEC, na internet: emec.mec.gov.br.